Medicina interna, que se ocupa em prestar assistência aos pacientes internados. Em vez de aprofundar informações sobre determinado sistema ou conjunto de órgãos, a clínica médica se destaca pela perspectiva integral do organismo. Caso o quadro se mostre mais grave ou de caráter crônico, o clínico geral pode optar por encaminhar o indivíduo para um especialista, como por exemplo, o dermatologista, que lida com alergias e outras anormalidades que afetam a pele. As alergias são reações do corpo a alimentos, cosméticos, poeira ou outros agentes que não são reconhecidos pelo sistema imune.
- O clínico geral é um médico muito completo que pode auxiliar em inúmeros casos.
- Hoje em dia existe a crença de que não é preciso mais ir ao clínico geral antes de procurar um especialista, o que pode acabar levando o paciente a uma espécie de “auto diagnóstico” em relação ao que está sentindo.
- Além disso, o Clínico Geral também encaminha os pacientes para outros médicos se for necessário um tratamento urgente ou especializado.
- O clínico geral é o médico que não fez cursos de especialização, e pode trabalhar em pronto-atendimentos ou Unidades Básicas de Saúde .
- Com MBA de gestão em saúde pela Fundação Getulio Vargas , como Gestor Médico atuou como superintendente médico do SalomãoZoppi Diagnósticos e atualmente é Diretor Médico da GlobalMed.
- A consulta com clínico geral deve ser feita principalmente quando não há indícios sobre as causas de um problema.
Conheça agora mesmo a Clínica Médica Med+ localizada em Ananindeua que conta com os melhores médicos em Clínica Geral. O clínico geral é o médico que possui visão total do organismo humano, capaz de diagnosticar, tratar e, em alguns casos, encaminhar o paciente ao especialista adequado. Os Internistas (outro termo pelo qual este especialista é conhecido) possuem o conhecimento necessário para lidar com qualquer problema que o paciente traz. Eles são especialmente treinados para resolver problemas de diagnóstico intrigante e podem lidar com doenças crônicas graves e situações onde várias doenças diferentes podem ocorrer ao mesmo tempo.

A Importância Do Clínico Geral
Já o médico de família tem um perfil mais de acompanhar os pacientes e ver sua evolução. Dessa forma, ele tem afinidade pelo cuidado mais integral, de verificar não só a pressão alta, mas da alimentação e do convívio com a família. Assim, ele pode fazer visitas domiciliares ou aguardar a consulta em consultório. https://linkando.likes.fans/yc6n8xhs do caso, até exames médicos ou procedimentos cirúrgicos ele pode acompanhar.
E Agora? Médico Da Família Ou Clínico Geral?
Ao terminar a graduação de medicina, o Clínico optou por fazer residência médica. Após a residência, ele pode continuar estudando para obter outras especialidades ou atuar como clínico, acompanhando pacientes, prescrevendo tratamentos e realizando exames e diagnósticos. Um bom médico clínico pode diagnosticar e tratar mais de 80% dos problemas de saúdes mais comuns – os dados são da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Esse profissional pode fazer diagnósticos, pedir exames, realizar cirurgias e prescrever medicamentos.
Acompanhamento Do Especialista
A partir disso, o médico clínico geral passa a ter um entendimento maior sobre a saúde daquele paciente, e durante o acompanhamento médico esse vínculo e entendimento só se fortalecem. Durante a consulta médica com um clínico geral, o passo mais importante é realizar a anamnese - um procedimento básico onde o médico realiza perguntas e coleta informações mais aprofundadas de acordo com as respostas que o paciente dá. Essa é uma informação da Sociedade Brasileira de Clínica Médica que deixa evidente todo o conhecimento que os médicos dessa área possuem sobre o organismo humano. Se você está procurando tratamento para um problema de saúde física ou mental, um clínico geral provavelmente é seu primeiro ponto de contato. Consultar um clínico geral também é fundamental para evitar que um paciente tire suas próprias conclusões sobre seus sintomas e procure um especialista errado para tratamento. Vale salientar, que muitas vezes essa perda de tempo com o autodiagnóstico errado pode ter consequências prejudiciais à saúde do paciente.